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Outsourcing de TI: por que apostar?

Apesar de muitos gestores entenderem o outsourcing de TI como uma simples terceirização de atividades, existem muitos benefícios em procurar esses serviços em vez de contratar profissionais para compor a equipe interna. Além disso, no Brasil, onde a carga tributária e a legislação trabalhista pesam bastante no bolso do empregador, pode sair mais barato fechar negócio com uma empresa prestadora de serviço do que adicionar um único profissional com experiência ao seu time.

Saiba mais sobre o outsourcing de TI e veja por que apostar nesse investimento:

Foco no seu core business

A maioria das empresas faz uso da tecnologia como meio para exercer sua atividade-fim, ou seja, não são companhias cujo negócio sejam produtos ou Serviços de TI. Nesse caso, contratar serviços como hospedagem de data center, e-mail corporativo na nuvem, entre diversas outras soluções, libera espaço físico, hardware e tempo de trabalho da sua equipe para se dedicar ao negócio da empresa.

Imagine uma construtora, por exemplo, que tenha um data center próprio. É preciso espaço físico adequado, grupo gerador, no-breaks, backup em outro prédio, entre tantos outros detalhes — além de contratar um gestor. Ao fazer um contrato para manter seus equipamentos no data center de um parceiro profissional, essa série de custos se torna um contrato mensal, sem que a empresa precise se preocupar sequer com a temperatura do ar-condicionado na sala dos servidores.

Qualificação da equipe

Ao contratar um parceiro qualificado, certamente você terá profissionais especializados trabalhando para sua empresa. Custaria uma fortuna manter uma equipe interna com a mesma experiência e você ainda pode aproveitar perfis diferentes de profissionais otimizando seus sistemas: administradores de bancos de dados, engenheiros de redes, programadores, entre outros.

Agilidade na solução de problemas

Um bom acordo de nível de serviço (SLA) demonstra a importância que o parceiro de outsourcing em TI tem para sua empresa. Lembre-se de que outros clientes compartilham do suporte e horas de trabalho daquela equipe, ou seja, eles têm total interesse em solucionar os problemas o mais rápido possível e com a maior qualidade possível — para evitar retrabalhos.

Menor custo operacional

Além de liberar espaço físico, como já mencionamos no início do texto, a carga tributária e a legislação trabalhista pesam no bolso do empregador brasileiro. Sem contar o custo de seleção e contratação, deve-se pensar em férias, 13º salário, fundo de garantia, INSS, indenizações em caso de demissões, etc. Dados divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no início de 2013, apontaram que um funcionário pode custar até 3 vezes o seu salário para a empresa, quando incluídos benefícios como auxílio-creche e salário-educação.

Em tempos de crise hídrica e energética, convém lembrar a economia também desses recursos. Equipamentos de informática consomem bastante energia e funcionários demandam mais água na sua empresa, seja para consumo próprio ou indireto. Se você calcular quanto custa por mês manter um ar-condicionado funcionando o dia todo vai perceber que a economia, hoje, pode ser bem grande.

Pagamento sob demanda

Talvez, o maior benefício do outsourcing em TI seja pagar somente pelo que for usado. Sua empresa não vai precisar mais pagar para um funcionário estar de corpo presente oito horas por dia — muitas vezes, inclusive, com tempo ocioso ao longo do expediente. Ao comprar o serviço, você só vai pagar pelas horas em que os profissionais estiverem à sua disposição, efetivamente produzindo para a sua empresa.

Gostou da ideia de outsourcing em TI? Ainda tem dúvidas sobre esse serviço e seus benefícios? Deixe um comentário aqui no blog e compartilhe conosco!

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