Telefone

Saiba tudo sobre os novos desafios do gestor de TI

Com mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas e o cenário mundial em um período um tanto imprevisível, o novo gestor de TI precisa estar preparado para enfrentar não só desafios técnicos, mas estratégicos e de negócios. Agora, ele precisa afirmar e provar, dia após dia, a importância da sua área dentro das organizações de todos os tamanhos.

Neste post, falaremos um pouco sobre as mudanças mais recentes com que os gestores de TI precisam lidar e o que eles devem saber para tornar essa tarefa mais fácil. Confira!

Impactos recentes no setor de TI

No cenário atual, o setor de TI precisa lidar com ameaças e impactos tanto externos quanto internos. Mas, apesar de o contexto mudar nas diferentes organizações e empresas, alguns problemas parecem ser os mesmos em todos os casos.

Um problema interno muito comum é a necessidade de conectar o trabalho de TI com as necessidades estratégicas da organização. Esse setor foi, por muito tempo, considerado apenas um gasto por administradores de empresas e a falta de comunicação dos gestores de TI também contribuía para que a empresa não reconhecesse as vantagens de um trabalho estratégico feito entre a área de tecnologia e os outros setores das organizações, reduzindo custos, aumentando lucros, operacionalizando e tornando muito mais simples a rotina da empresa como um todo.

Outra queixa comum dos gestores é a de que a tecnologia, na maioria das vezes, é o menor dos problemas. Esses profissionais estão familiarizados com toda a parte técnica das operações e conhecem uma infinidade de ferramentas. A questão, normalmente, é como aliar essas ferramentas técnicas a um trabalho que envolve recursos humanos e decisões estratégicas? Em outras palavras: como fazer com que as pessoas entendam a necessidade da técnica para o crescimento da empresa para que possam contribuir com o gestor de TI?

O que o novo gestor de TI precisa saber

Em tempos de crise e volatilidade dos mercados, o papel de um bom gestor de TI é ainda mais essencial para a saúde financeira das organizações. Nessas horas, no entanto, surge o desafio de desenvolver habilidades e práticas que assegurem e tornem reconhecida essa importância.

O gerenciamento de TI, longe de ser algo que se aprende exclusivamente com teoria, desenvolve-se também na prática a partir das experiências do profissional gestor. Por isso, envolve habilidades diversas que, muitas vezes, relacionam-se a conceitos de marketing, gestão de pessoas e finanças, por exemplo. O gestor, portanto, deve reconhecer a importância do gerenciamento de TI e aplicá-lo em sua empresa.

Outro ponto importante e que está nas mãos desse profissional é o controle e redução de custos da empresa. Principalmente em tempos de economia retraída e incertezas quanto às receitas de qualquer negócio, quem tiver em seu controle ideias e práticas que ajudem a simplificar tarefas e reduzir custos, serão profissionais de grande valia para as organizações. O novo gestor de TI, portanto, precisa estar atento a isso, investigando problemas e buscando integrações que aumentem a produtividade reduzindo custos.

Qual você acha que é o maior desafio do novo gestor de TI atualmente? Contribua com a discussão nos comentários!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x