A Tecnologia da Informação tem se tornado cada vez mais relevante para as organizações, além de cada vez mais complexa e fundamental nos processos críticos do negócio. Em um mundo cada vez mais conectado e dinâmico, uma gestão pronta para tomar decisões baseadas em produtividade e resultados é essencial. O ponto de partida para essas resoluções é o monitoramento de TI, que fornecerá informações cruciais para auxiliar o gestor e sua equipe.
Para exemplificar a importância dessa prática, listamos 4 impactos de monitoramento nos processos críticos de uma empresa! Ficou interessado? Então acompanhe nosso post!
1- Possibilita decisões baseadas em dados
Ao implementar o monitoramento de TI nos processos críticos do seu negócio, é preciso entender que isso compreende um propósito muito maior do que simplesmente se assegurar de que está tudo funcionando. O impacto desse monitoramento é vital quando se pensa em toda a estratégia do negócio, não somente da de TI.
Quando pensamos em tecnologia, pensamos em evolução, mas como saber se a infraestrutura de TI está entregando a melhor experiência e tendo a melhor performance?
Com um forte monitoramento nos processos críticos da experiência do usuário final, desempenho do sistema e afins, será possível obter informações não somente para o time de TI, mas para a empresa como um todo. Esses dados poderão ajudar a embasar mudanças ou confirmar decisões.
2- Melhora a produtividade e o desempenho
Um bom monitoramento em processos críticos não envolve apenas a performance atual, mas também verifica pontos de gargalo para otimizar a tomada de ações, focando onde podem trazer melhor resultado em curto prazo. Assim, sua empresa pode ganhar em disponibilidade e performance, garantindo a continuidade e crescimento dos negócios.
3- Previne e reduz prejuízos
Bons gestores de TI devem entregar experiências fluidas e sempre buscar melhorias. Para que isso aconteça é preciso entender os processos críticos da empresa e reunir dados sobre eles. Padrões e tendências passados ajudarão sua empresa a evitar que danos impactem o negócio diretamente.
4- TI mais alinhada ao negócio
A relevância da tecnologia na sociedade avança a passos largos, e ela pode contribuir ativamente para o sucesso ou fracasso de diversas empresas. Nesse sentido, a Tecnologia da Informação tem de estar próxima do negócio.
Ao compreender melhor os processos críticos da empresa através do monitoramento de TI, a equipe ficará mais próxima do “tom” do core business da empresa.
Esforços e investimentos estarão cada vez mais alinhados aos do negócio. Dessa forma, a Tecnologia da Informação funcionará como mudança de comportamento empresarial.
Não apenas o monitoramento de TI de processos críticos terá diversos impactos diretos no negócio. Toda a parte de infraestrutura ganhará relevância e escopo e, por essa razão, há a necessidade crescente de monitoramento de ambientes de TI de diversas companhias.
Agora que você sabe quais são os 4 impactos do monitoramento de TI em processos críticos de uma empresa, que tal ampliar seu conhecimento sobre o assunto? Leia nosso post sobre monitoramento de ambientes de TI e por que você precisa dele em sua empresa!