Ambientes de TI bem estruturados são fundamentais para o bom funcionamento e gerenciamento de uma empresa. Seu funcionamento correto garante que operações como a aquisição de dados mantenham-se como o esperado, além de garantir a satisfação e segurança do cliente. Um descuido com a tecnologia da informação, especialmente quando mais complexa, pode levar a problemas que comprometem toda a operacionalidade da organização.
Para evitar uma situação como essa, fazer o monitoramento dessa área é a solução mais indicada, tornando-se algo praticamente indispensável. Saiba por que monitorar ambientes de TI e descubra quais os riscos de não se ter essa precaução!
Identifica falhas mais rapidamente
Imagine um ambiente de TI com múltiplos servidores, switches, links, sites, PABX, ERP, CRM e mais. Subitamente, um serviço para de funcionar, comprometendo toda a operação de TI. Sem o monitoramento, é mais difícil encontrar o foco do problema, fazendo com que a empresa perca tempo (e recursos) tentando encontrar a solução. Ao monitorar ambientes de TI, é possível identificar essas falhas de maneira muito mais precisa e rápida, evitando prejuízos ao cliente e ao seu negócio.
Corrige problemas em menos tempo
O monitoramento de ambientes de TI não leva apenas à identificação mais rápida de problemas, mas também a uma correção muito mais eficiente. Isso porque muitos softwares de monitoramento desse tipo rodam scripts que identificam falhas assim que elas acontecem ou antes mesmo, oferecendo a solução de maneira imediata. Devido a essa característica, um sistema passa menos tempo fora do ar, por exemplo.
Previne e minimiza falhas
Graças aos scripts que rodam identificando problemas em potencial, monitorar ambientes de TI também garante uma prevenção de falhas mais efetivas. Com o monitoramento adequado, é possível antecipar-se à parada ou queda de um servidor, impedindo que o serviço fique paralisado.
Com a identificação mais rápida do problema também é possível evitar que ocorra o temido efeito em cadeia que leva a uma parada total do sistema. Isso minimiza as falhas e também garante que os impactos na empresa sejam menores.
Identificação do impacto no negócio
Saber quais são os impactos de um servidor down, por exemplo, é fundamental para que os recursos sejam dispostos de maneira mais eficiente e prioritária. Monitorar ambientes de TI, portanto, permite uma avaliação mais completa do impacto de falhas na organização, levando a uma visão global. Com isso, é mais fácil estabelecer prioridades e dispor equipes para resolver determinados problemas primeiro e de maneira mais rápida.
Reduz custos
Como a empresa passa menos tempo buscando a solução e como o sistema passa menos tempo parado, o resultado é uma redução de custos, tanto os operacionais quanto os custos de possíveis prejuízos decorrentes de problemas no ambiente de TI.
Aumenta a eficiência
Um ambiente de TI que possui menos falhas e tempos menores de parada ou queda é um ambiente muito mais eficiente. Por isso, o monitoramento é uma prática que tem como resultado final a melhora e o aumento da eficiência de todos os serviços, gerando impactos muito positivos na organização como um todo.
Monitorar ambientes de TI é fundamental pra garantir que os problemas sejam identificados e solucionados mais rapidamente ou mesmo impedidos. Executar corretamente essa medida leva a uma redução de custos e, por fim, a um aumento da eficiência.
Para você, qual a importância de monitorar ambientes de TI? Sua empresa já toma esse cuidado? Comente e participe!