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Quais são as 4 principais ferramentas de chat interno para empresas?

A comunicação interna tem uma importância estratégica cada vez maior para as empresas, sendo um dos processos responsáveis pelo alinhamento dos valores e metas da corporação, assim como a integração entre setores. Além disso, a boa comunicação ajuda a melhorar o clima organizacional, o engajamento e a motivação da equipe.

Para que essa comunicação seja planejada e executada corretamente, é importante que a empresa conte com as melhores ferramentas de chat interno. Pensando nisso, neste post, vamos apresentar quais são aos principais plataformas de chat corporativo para integração dos setores, apresentando as suas características e os seus diferenciais. Confira!

1. Slack

O Slack é uma ferramenta de comunicação interna muito popular entre as empresas de tecnologia, pois funciona como uma IRC, agrupando as conversas em vários canais e facilitando a organização do chat. Um dos seus diferenciais é ser uma ferramenta SaaS — Software como Serviço —, rodando 100% em nuvem.

A ferramenta pode ser testada em uma versão gratuita e limitada, que oferece o armazenamento de apenas 10 mil mensagens, o que é pouco para empresas com mais de 20 funcionários. Além disso, esse plano abre a possibilidade de 10 integrações com apps de outras empresas, como o Office 365 e o Google Drive.

As outras opções de planos são:

  • Padrão — voltado para empresas de pequeno e médio porte, custando US$ 4/mês;
  • Plus — para empresa de grande porte, no valor de US$ 7,50/mês;
  • Enterprise Grid — voltado para empresas muito grandes ou em setores regulamentados.

2. Troop Messenger

Projetado para integrar equipes em empresas, o Troop Messenger é uma ferramenta que permite o compartilhamento de ideias entre os setores, oferecendo recursos como mensagens individuais, chamadas por vídeo, conversas em grupos e mensagens de áudio.

O chat interno apresenta excelentes recursos de navegação contínuos, criando fluxos de trabalho otimizados e ininterruptos para os profissionais.

O usuário poderá se conectar por meio dos dispositivos móveis, navegadores e plataformas de desktop, podendo compartilhar seus arquivos, gerenciar projetos e cumprir os seus prazos de trabalho.

Com os seus recursos de filtros avançados, a plataforma permite o refinamento de pesquisas, entregando resultados com base em arquivos, contatos, localização, URLs, imagens e vídeos.

Os planos oferecidos pelo Troop Messenger são:

  • Plano Premium — US$ 2,50 mensais por usuário;
  • Plano Enterprise — US$ 5 mensais por usuário;
  • Plano Self Hosting — plano personalizável para grandes empresas, com valor a partir de US$ 5 mensais por usuário.

Os planos Premium e Enterprise oferecem 7 dias de teste de forma gratuita, para que você conheça os recursos antes de optar pela contratação definitiva.

3. StaffConnect

Outro aplicativo bastante utilizado para comunicação interna nas empresas é o StaffConnect, que incentiva um ambiente de trabalho colaborativo e integrado. Com essa ferramenta, os funcionários poderão compartilhar arquivos, imagens, informações e exibições de resultados.

Um dos diferenciais do StaffConnect é a possibilidade da promoção de eventos de forma online e offline, com vinculação em páginas relevantes. Entre os seus principais benefícios, podemos destacar:

  • plataforma móvel — aplicativo simples de usar, rico em recursos e que oferece uma experiência intuitiva ao usuário;
  • console de gerenciamento — ferramenta que possibilita análises poderosas e em tempo real, segmentação granular e direcionamento de público.

4. Microsoft Teams

O Microsoft Teams foi lançado em 2016 e se destacou como a principal ferramentas de comunicação e integração da Microsoft.

Entre as suas principais características, está a capacidade de oferecer aos profissionais, mesmo de forma remota, um ambiente de trabalho coletivo, com compartilhamento de informações em um local virtual e comum.

A ferramenta é facilmente integrável ao pacote Office 365, oferecendo funcionalidades como os recursos de anotações, reunião, chats e mais. Há também a possibilidade do usuário utilizar algumas das várias atualizações da Microsoft e de outras empresas, como o Exchange, Skype e SharePoint.

A seguir, destacaremos os principais diferenciais do Microsoft Teams. Acompanhe.

Menções personalizadas

No ambiente corporativo, recebemos inúmeros e-mails diariamente. No meio desse mar de informações, pode se tornar difícil acompanhar os itens acionáveis — o que pode levar a falta de atenção, fazendo com que o usuário perca tarefas importantes.

Para evitar esse tipo de problema, dentro das equipes no Teams, o profissional tem a oportunidade de mencionar um colega de trabalho da mesma forma que faria em outra rede social — como Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn.

Dessa maneira, as mensagens mais importantes são notificadas, mostrando o canal específico para o usuário responder.

Trabalho colaborativo

O trabalho em equipe é facilitado com a possibilidade de edição de documentos do Microsoft Office diretamente no Teams.

Para isso, o usuário poderá fazer um upload dos arquivos para o Microsoft Teams — que está no One Drive —, possibilitando aos colaboradores fazer as edições dentro da própria plataforma, que salvará os documentos diretamente na nuvem.

Galeria de bots

Para contribuir com o aumento de produtividade, o Microsoft Teams apresenta aproximadamente 24 bots com várias funcionalidades. Alguns deles permitem a realização de pesquisas e consultas a outros colaboradores, para emissão de relatórios e perguntas básicas sobre a própria ferramentas, entre outros.

Alta capacidade de personalização

Uma as características que torna uma ferramenta única é a possibilidade que ela tem de se adaptar às necessidades de cada empresa. Em tempos de transformação digital, utilizar uma opção genérica pode não ser adequado para as demandas de cada corporação.

Para facilitar essa integração, a plataforma Teams possibilita a extensibilidade e o uso de APIs abertas, oferecendo disponibilidade geral. Com o avanço do modelo Connector, do Microsoft Exchange, possibilita-se a visualização de notificações de serviços de terceiros, como o Twitter e o GitHub.

Com o auxílio e suporte do Bot Framework, da Microsoft, a empresa tem a possibilidade de personalizar e criar apps, além de outros serviços inteligentes para integrá-los ao Microsoft Teams.

Como vimos, a utilização de uma boa ferramenta de chat interno pode alavancar o trabalho em equipe a produtividade de sua empresa. Isso porque a plataforma permite a integração de setores, de matrizes com filiais e de empresas com parceiros comerciais.

Para aproveitar o potencial dessas ferramentas, é importante escolher a que melhor se adapta às suas demandas, assim como ao seu porte e segmento.

Gostou do post? Diga-nos nos comentários qual é a ferramentas de comunicação interna que você utiliza em sua empresa!

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