O setor de TI para empresas tem se tornado cada dia mais essencial dentro de uma empresa.
Com as atualizações cada vez mais frequentes e o surgimento de novas tecnologias, manter o suporte de TI em dia se tornou fundamental para o funcionamento das companhias.
Hoje em dia, praticamente todas as empresas fazem uso de tecnologias como, computadores e softwares para tornar seu trabalho mais prático e eficiente.
No entanto, a falta de suporte de TI, pode fazer com que aconteça exatamente o contrário.
A falta de atualizações e manutenções nas máquinas pode fazer com que elas parem de funcionar a qualquer momento, da mesma forma que não contar com um suporte de TI dentro da empresa ou terceirizado, pode fazer com que dias de trabalho sejam perdidos, o que geram prejuízos e estresse.
Por isso, hoje separamos 5 problemas da TI da sua empresa e vamos mostrar como solucionar tais problemas.
5 principais problemas de TI e suas soluções
– Falta de gestão: o monitoramento de TI deve ser uma das prioridades dentro de uma empresa que deseja se antecipar aos problemas e evitar falhas.
Catalogar todos os itens ligados a tecnologia dentro do setor, é o primeiro passo, cabe a gestão de TI identificar e gerenciar os bancos de dados da empresa, as últimas atualizações feitas nos softwares, datas de validade das licenças de sites e programas, servidores e demais dispositivos.
Com uma gestão eficiente, fica mais fácil se antecipar aos problemas, conferir e separar orçamento para a renovação de licenças, identificar quais máquinas precisam de manutenção e atualização etc.
Sendo assim, a falta de gestão ou uma gestão que não é realizada da maneira correta pode trazer prejuízos para a empresa, tanto relacionados a performance quanto a segurança de dados.
A solução neste caso é: ter um responsável pela gestão e uma equipe de suporte de TI para auxiliar quando as manutenções e atualizações se fizerem necessárias.
– Infraestrutura e falta de atualizações: quando se trata de TI para empresas, atualizações e boa infraestrutura se tornam palavras de ordem.
Muitos gestores pecam por tentar economizar diante de problemas que apenas se tornarão maiores com a negligência.
Máquinas e toda a infraestrutura montada para o setor de TI, assim como muitas outras coisas, têm prazo de validade e quando este prazo vence, o melhor a se fazer é investir em melhorias.
Caso seja possível manter computadores e apenas atualizá-los, faça-o, no entanto, caso seja necessário investir em novos equipamentos, não titubeie.
Empurrar as atualizações para frente, só vai sobrecarregar o suporte de TI e fazer com que o trabalho seja realizado com dificuldades.
Ou pior, pode paralisar os trabalhos de outros setores, trazendo falhas com clientes e dores de cabeça para os funcionários.
– Falta de segurança de dados: máquinas obsoletas, softwares desatualizados e equipamentos com defeito, facilitam a ação de hackers e pessoas mal-intencionadas.
O que resulta na perda de dados e em informações confidenciais em mãos erradas.
A melhor maneira de resolver esta situação, é contar com suporte de TI que providencie as atualizações necessárias e backups eficientes em caso de algum imprevisto.
Uma das funções da TI para empresas é oferecer possibilidades diferentes para fortalecer a segurança dos dados internos da companhia, pois sempre que ocorre perda ou vazamento de tais informações, os prejuízos podem ser enormes.
– Preços altos para fazer manutenção: este problema, não se refere aos valores do suporte de TI e sim aos valores cobrados para fazer manutenções e atualizações em equipamentos softwares e hardwares que não suprem mais as necessidades da sua empresa.
Como dissemos anteriormente, muitas vezes é mais caro realizar manutenções em máquinas antigas do que trocar o equipamento e ficar despreocupado por muito mais tempo.
Assim, o trabalho do suporte de TI não fica resumido a sugerir trocas de peças e corrigir erros de programas, a troca do que não é mais útil, resolve o problema de vez.
Fazer o monitoramento de TI, é muito mais vantajoso do que tentar tapar buracos e insistir no erro. Sendo assim, ao menor sinal de máquinas e programas em desuso, troque-os.
– Profissionais desqualificados: esta não é uma dificuldade apenas do setor de TI para empresas, infelizmente, é comum se deparar com profissionais sem o conhecimento necessário para exercer suas funções de forma eficiente.
Caso sua empresa tenha um setor fixo de suporte de TI, o ideal é incentivar o aprimoramento das qualificações dos colaboradores, investir em cursos e treinamentos de atualização.
Desta forma, seus resultados serão melhores e não haverá danos ao trabalho diário.
Já se os serviços de suporte de TI da sua empresa já são terceirizados, opte por pesquisar a reputação da prestadora de serviços.
Como você pode ter percebido ao longo deste artigo, a TI para empresas deve ser levada a sério pelos gestores que se preocupam com lucratividade e produtividade.
Além destes 5 principais problemas de TI na sua empresa, obviamente existem outros que podem ser prejudiciais para o bom funcionamento da sua empresa. Um bom exemplo, fica por conta das quedas bruscas de energia.
Afinal, estes acontecimentos podem danificar severamente equipamentos e fazer com que informações sejam perdidas, o que gera prejuízos e gastos.
Desta forma, juntamente com o suporte de TI busque formas de impedir tais quedas de energia ou fazer com que elas não causem danos.
Uma boa opção é investir no armazenamento em nuvem, para não perder informações.
Na TI para empresas, um dos pontos chave é a prevenção, nunca espere o por acontecer para tomar providências e procurar por ajuda especializada.
Os serviços podem sair mais caros e ultrapassar o orçamento e ainda levar mais tempo para que as pendências sejam resolvidas.
Ou seja, a prevenção juntamente com o monitoramento de TI, são o melhor remédio para sua empresa se livrar de uma vez por todas dos problemas.
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