Cada vez mais, as empresas utilizam a tecnologia da informação para potencializar seus negócios. Porém, sabe-se que panes e problemas com sistemas e serviços tecnológicos podem comprometer as operações e até prejudicar a lucratividade. É aí que os serviços gerenciados caem como uma luva na Gestão de Serviços.
O funcionamento efetivo das soluções de TI está intimamente ligado com a redução de custos e a mitigação de riscos com a perda de dados, assim como com as melhorias precisas e o controle estruturado de gargalos nos processos.
O que são serviços proativos e gerenciados?
Talvez estes termos sejam novos para você: serviços gerenciados e serviços proativos. Eles são, como os próprios nomes sugerem, serviços de monitoramento de ativos de TI e servem para tornar as aplicações mais eficientes e ágeis. Quando falamos em proatividade estamos falando em ações antecipadas, previsibilidade e resolução de desafios antes que se tornem problemas para a empresa.
Com serviços gerenciados de TI, os gestores deixam de se preocupar tanto com a parte técnica e podem focar no que fazem de melhor: o seu core business. É um trabalho que envolve controle de falhas, disponibilidade e desempenho de sistemas e aplicativos e visa dar garantia do cumprimento de um acordo de nível de serviço conhecido como Service Level Agreement, ou SLA.
Em outras palavras, a empresa firma um acordo com um fornecedor que se encarrega de garantir que os seus recursos de TI estarão sempre seguros, disponíveis e com excelente desempenho. Assim, a Gestão de Serviços de TI garante que a atuação não será reativa e sim antecipada e assertiva.
Quais são as principais vantagens dos serviços gerenciados?
Dito isso, vamos a uma série de vantagens que fazer uma Gestão de Serviços de TI gerenciada e proativa pode trazer para o seu negócio:
Resolução de problemas antes que eles se concretizem
O fornecedor se ocupa de monitorar todos os ativos de TI e perceber anormalidades para resolver possíveis problemas antes que eles apareçam para os usuários. E isso é feito através de metodologias e ferramentas eficientes e capazes de gerar alertas e apontar exatamente em que ponto de um sistema, por exemplo, pode acontecer um gargalo ou uma indisponibilidade.
Melhoria na utilização dos recursos de TI
Com o dia a dia corporativo corrido, muitas vezes as empresas acabam por não utilizar toda a sua capacidade tecnológica (processamento, memória, armazenamento, banda de internet etc.). Com um bom serviço de gestão de TI gerenciado e proativo, você conta com indicadores de desempenho e disponibilidade e, por meio de relatórios gerenciais, consegue visualizar como explorar melhor seus recursos.
Redução de custos
Agir de forma reativa pode fazer com que partes da operação fiquem paradas por algum tempo para fazer reparos. Além disso, contratar serviços e ferramentas de última hora pode sair muito caro. Portanto, a Gestão de Serviços proativos e gerenciados pode diminuir custos e maximizar as potencialidades da TI corporativa.
Ganho de competitividade
Como um bom fornecedor de serviços gerenciados de TI conta com profissionais altamente qualificados e é certificado por órgãos internacionais — pois utiliza as melhores práticas e metodologias — a empresa ganha competitividade e escalabilidade tecnológica.
E você, já conhecia a Gestão de Serviços? Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!