Telefone

Outsourcing de TI: como funciona e quais as vantagens

Investir em outsourcing de TI já se tornou uma tendência entre empresas de diversos nichos, de grande, médio e pequeno porte.

Atualmente, todas as empresas fazem uso de pelo menos alguns computadores para gerir e realizar tarefas rotineiras, desta forma, até mesmo as pequenas empresas precisam de suporte de TI.

Diante dos custos e do tempo necessário para montar uma equipe de suporte de TI dentro da empresa, muitos empresários e gerentes têm optado pelo outsourcing de TI.

Se a sua empresa ainda não conta com estes serviços, conheça um pouco mais sobre o tema e descubra as vantagens.

O que é outsourcing de TI e como funciona?

O outsourcing de TI, também pode ser conhecido como terceirização de TI.

Esta é uma modalidade adotada por empresas de diversos ramos para suprir a demanda dos serviços de tecnologia da informação em suas empresas, de forma prática e rápida.

Como dissemos no início, companhias de qualquer nicho que utilizem computadores, notebooks e outros dispositivos móveis com acesso à internet, podem e devem contar com suporte de TI.

Afinal, nunca se sabe quando um problema na rede, nos sistemas ou nas máquinas surgirá e dependendo da gravidade do caso, horas e até dias de trabalho podem ser perdidos até que o problema seja solucionado.

Sendo assim, empresas que prezam por sua lucratividade, segurança e produtividade, não devem abrir mão do suporte de TI.

O outsourcing de TI, se refere ao repasse total ou parcial das responsabilidades da área de TI para uma empresa especializada no assunto, uma prestadora de serviços terceirizados.

Esta prática tem se tornado bastante popular no Brasil e no mundo, não somente serviços de suporte de TI, mas diversos outros têm sido repassados.

A terceirização de TI pode ser feita de maneira integral ou parcial, conforme as necessidades da sua companhia.

Neste esquema, é possível manter alguns profissionais da área atuando diariamente dentro da sua empresa, contratados da forma tradicional e somente contratar o outsourcing de TI em casos esporádicos, problemas mais complexos etc.

Mas também é possível entregar todas as tarefas pertinentes ao setor para a companhia terceirizada.

O que significa que, desde a instalação de programas, até o treinamento de colaboradores diante das novidades do mercado passa a ser responsabilidade da empresa contratada.

Hoje em dia, muitas das empresas que oferecem o outsourcing de TI prestam seus serviços 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que já demonstra grande vantagem sobre o setor que fica alocado na empresa, visto que muitos não trabalham em turno noturnos, aos finais de semana e feriados. 

Um dos motivos que tem levado cada dia mais empresas a buscarem pelo outsourcing de TI, está relacionado ao fato de que as prestadoras de serviço têm diversos profissionais à disposição.

Profissionais estes que entendem sobre tecnologia da informação desde os níveis mais básicos até os mais avançados, sendo capazes de resolver problemas rapidamente.

O que interfere diretamente na produtividade dos colaboradores.

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o suporte de TI terceirizado, conheça algumas das vantagens para a sua empresa.

Vantagens do outsourcing de TI

São muitas as vantagens da terceirização de TI, hoje separamos algumas. Veja:

  • Economia: certamente, este é um dos pontos principais para uma empresa optar pelo outsourcing de TI.

Todos os empresários e gerentes querem aumento de competitividade e lucratividade de suas empresas no mercado e para que isso aconteça, ficar de olho no orçamento é fundamental.

Com a terceirização de TI, é possível ter serviços de qualidade sem gastar uma fortuna por isso.

A flexibilidade que estes serviços oferecem, permite que você contrate serviços apenas quando necessários e de acordo com sua demanda.

O que elimina a necessidade de manter funcionários mesmo quando seus serviços não estão sendo utilizados.

  • Profissionais capacitados: a equipe de suporte de TI de empresas terceirizadas está sempre atualizada diante das novidades do mercado e são especializados em diversas áreas dentro da tecnologia.

Desta forma, podem sempre entregar as melhores soluções para as questões que aparecem no dia a dia de trabalho.

Com essa garantia de qualidade, os gestores podem ficar mais tranquilos pois, os problemas serão sempre solucionados com rapidez e da maneira mais favorável à empresa.

Vale ainda ressaltar que, alguns gerentes e empresários têm dúvidas quanto à terceirização de TI por acreditarem que os serviços prestados podem ser ineficazes ou que informações podem ser vazadas.

No entanto, existem contratos entre as partes, o que garante seriedade no trabalho e ética também.

  • Segurança: a segurança das informações confidenciais de uma companhia é sempre um tema que gera preocupação.

Empresas que não contam com suporte de TI, correm sérios riscos de ter seus sistemas invadidos e dados vazados.

Problemas em relação a segurança da informação podem ser facilmente resolvidos com a contratação de outsourcing de TI.

Quando suas necessidades e preocupações são repassadas às prestadoras de serviço, os colaboradores oferecerão opções que atendam a estas necessidades.

  • Mais produtividade: com uma equipe de TI especializada, sempre à disposição da sua empresa, as questões que surgirem serão solucionadas rapidamente.

O que significa que seus colaboradores não perderão dados com a queda de sistemas, não precisarão parar seu trabalho por conta de computadores lentos e sistemas em desuso etc.

Sendo assim, a produtividade só tem a ganhar. Além de mais possibilidades para os funcionários, certamente a experiência de seus clientes também se tornará muito melhor.

Afinal, quando os colaboradores têm melhores condições de trabalho, isso reflete na empresa como um todo.

Como podemos perceber, o outsourcing de TI é a melhor solução para investir em tecnologia, produtividade e segurança.

Tudo isso sem deixar de lado a economia e a lucratividade de sua empresa.

A flexibilidade e as estratégias oferecidas pelas empresas terceirizadas, também são pontos a se levar em consideração.

Visto que, diante do mercado atual, serviços e produtos que oferecem mais possibilidades têm mais a agregar.

Para conhecer nossos serviços de suporte de TI terceirizados, clique aqui e visite nosso site.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp