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Suporte de TI: Como funciona e quais as vantagens

É possível que você não saiba especificamente o que é suporte de TI, suas funções, vantagens e aplicações, mas com certeza, já precisou dele ou precisará, se você tem uma empresa.

Mesmo as pequenas empresas e que não trabalhem diretamente com tecnologia, podem precisar deste suporte em alguma etapa de seu funcionamento.

Isso porque, atualmente, é praticamente impossível que uma empresa não faça uso de algum nível de tecnologia para realizar seus processos internos ou prestar serviços.

Se o seu empreendimento utiliza alguns computadores, internet e algum programa de gestão, já é mais que suficiente para precisa de suporte de TI.

Obviamente que, quanto mais dispositivos tecnológicos, programas e softwares, a companhia utilizar em sua rotina, maior serão suas necessidades, mas em certo nível, todas as empresas atualmente precisam destes serviços.

O que é suporte de TI?

O papel do suporte de TI é auxiliar de forma especializada o setor de uma empresa que precisa de dispositivos tecnológicos para funcionar plenamente. Ou seja, em casos de problemas em computadores, notebooks, dispositivos móveis, internet, softwares etc, cabe ao suporte de TI, prestar assistência.

Tudo o que esteja ligado a gestão e a manutenção de dados, internet e informática, fica a cargo deste suporte que, nos dias atuais, pode ser a alma de muitos empreendimentos, visto que, grande parte deles depende dos itens citados acima para funcionar de forma satisfatória.

Além de solucionar problemas, o suporte de TI também é responsável por ajudar a instalar novos processos e tecnologias. Quando a empresa implementa novos programas, troca de máquinas ou algo do gênero, o suporte de TI também oferece orientação e treinamento aos funcionários. Graças a este treinamento, os colaboradores podem exercer suas funções com mais propriedade, enquanto a empresa mantém a segurança dos dados, por exemplo.

Você ainda pode achar que é exagero ter um setor de suporte de TI, mas já parou para pensar o que seria do seu negócio sem tecnologia? Ou melhor, sem que esta tecnologia esteja funcionando da forma adequada, sem que cumpra seu papel?

Pode parecer um gasto desnecessário investir nesse suporte se seu empreendimento ainda é pequeno. Porém, é possível obter estes serviços de empresas terceirizadas, assim, utilizando serviços sempre que necessário, de forma mais econômica.

Empresas maiores podem ter um setor de suporte de TI em suas instalações, porém, também podem optar por serviços terceirizados. Esta prática não é exclusiva de empresas de pequeno porte, todas podem tirar vantagens.

O importante é evitar que setores que fazem uso de tecnologia entrem em colapso e parem de funcionar por horas ou dias. Ainda, estar em dia com treinamento e segurança, também fazem parte do pacote que o suporte de TI entrega.

Como funciona o suporte de TI?

O suporte de TI pode funcionar de algumas maneiras diferentes, principalmente, no que diz respeito a prestação de serviço. A equipe de suporte pode ficar alocada dentro da empresa, em um setor determinado para isso, sendo contratada como os outros colaboradores. Pode também ser uma empresa terceirizada, que presta serviço apenas quando sua empresa necessita de ajuda com questões de tecnologia. Ou ainda, prestar atendimento remoto, solucionando problemas menores de forma rápida.

Outros pontos importantes sobre o funcionamento do suporte de TI, está ligado ao nível de serviços que serão prestados. Dois termos comuns a este setor são:

– Help Desk: se classifica como o primeiro nível de atendimento em suporte de TI. É mais solicitado para atender e resolver problemas considerados mais simples ou que sejam derivados de uma única fonte. Por exemplo, quando uma plataforma apresenta falhas ou um programa não funciona corretamente.

– Service Desk: se a primeira opção tende a solucionar problemas mais simples, o service desk auxilia na solução de questões um pouco mais complexas e que venham de fontes diversas. Esse tipo de demanda costuma exigir profissionais específicos, planejamento e atenção para que sejam solucionadas.

Em ambos os casos, os problemas podem ser solucionados presencial ou remotamente, tudo dependerá do grau de complexidade e das particularidades de cada questão.

Normalmente, os problemas que demandam o primeiro nível de atendimento, help desk, são comuns de serem solucionadas remotamente. O que além de oferecer mais rapidez na solução das questões, também pesa menos no orçamento da empresa.

Em geral, quando se trata de service desk, é necessário que o suporte de TI se encaminhe até a companhia, pois, os problemas tendem a ser mais complexos. Por isso, é necessário fazer a análise de máquinas e programas para encontrar soluções mais adequadas.

No entanto, dependendo do tamanho do problema o profissional também pode começar a resolvê-lo remotamente no service desk. Como dito anteriormente, tudo depende do nível do problema e das necessidades da companhia.

Vantagens do suporte de TI

  • Economia: sabemos que os gastos com tecnologia e tudo o que envolva este tema, costumam tomar boa parte do orçamento das empresas. Por isso, o suporte de TI é essencial, além solucionar problemas e oferecer treinamentos, ainda auxilia no planejamento, oferece soluções inovadoras e cria estratégias pensadas para as suas necessidades.

Além disso, é possível escolher como sua empresa vai lidar com esse setor, se vai montar um nas suas instalações, contratando profissionais ou deixar este serviço a cargo de uma empresa terceirizada.

  • Gestão profissional: quando uma empresa conta com serviços de suporte de TI, pode ter certeza de que terá profissionais especializados no assunto para solucionar os problemas. O que gera melhores resultados, mais produtividade dos colaboradores em geral e maior satisfação dos clientes.

A gestão profissional garante controle sobre o setor e atenção as demandas, sem que nenhum departamento saia prejudicado pelo excesso de trabalho.

  • Disponibilidade: este quesito se refere especialmente ao setor de suporte de TI terceirizado, isso porque estas empresas costumam ter mais disponibilidade para atender aos chamados de seus clientes. Muitas delas atendem aos finais de semana e feriados, o que proporciona soluções em tempo recorde.

Não importa se a sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, se faz uso de tecnologia em todos os setores ou apenas em alguns, o que podemos afirmar é que, o setor de suporte de TI fará toda diferença na produtividade e satisfação de seus colaboradores e clientes.

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