Telefone

Terceirizar o suporte técnico de TI: saiba porque sua empresa deve apostar nessa iniciativa

Se, antigamente, nós tínhamos uma forte tendência a ter todos os setores inclusos nas empresas, atuando de forma interna, com formações de equipes especializadas em cada setor, atualmente vemos um movimento interessante, o qual você deve estar atento: a tendência à terceirização dos setores.

Para o suporte técnico de TI, isso não é diferente. Afinal, estamos falando de um setor estratégico para as organizações. Hoje, é praticamente impossível pensarmos em um negócio, independentemente do porte, que não trabalhe, de alguma forma, com uma solução ou equipamentos que impliquem na presença desse profissional nos negócios, mesmo que atuando de forma externa.

Vou falar sobre a importância e os benefícios de terceirizar o suporte técnico de TI, mostrando para você o quanto a empresa pode ganhar com isso. Vamos juntos?

Redução de custos

Um primeiro ponto vantajoso que quero abordar é a redução de custos para sua empresa. Manter equipes completas de TI em seu negócio implica não só em investimentos sobre salários dos colaboradores, mas também outras questões, tais como:

  • encargos trabalhistas;
  • processos seletivos;
  • treinamentos;
  • exames admissionais, periódicos e demissionais;
  • custos com demissão, entre outros.

Ao terceirizar o TI, essas obrigações passam a ser da empresa contratada e, assim, você não arca com esses custos, podendo direcionar os investimentos para outras áreas importantes do seu negócio.

Agilidade no atendimento

Por meio da terceirização, você pode contratar o serviço de suporte de TI segundo os interesses e necessidades do seu negócio. Por exemplo, precisa de manter disponibilidade contínua nas suas atividades? Uma opção para essa questão é contratar uma empresa que ofereça suporte 24 horas.

Assim, os funcionários da empresa estarão em esquema de plantão e, em caso de problemas, poderão atendê-lo rapidamente e resolver a questão com urgência, minimizando possíveis impactos que o problema possa estar ocasionando. Portanto, é possível certificar-se de que haverá suporte constante para a sua questão.

Equipe especializada

Tenha certeza de que os envolvidos são especializados em suporte de TI e atuarão de forma eficaz, garantindo maior produtividade internamente. Afinal, por este ser o core business dela, os colaboradores constantemente devem passar por treinamentos sobre as melhores práticas e soluções do mercado, bem como ela também realizará contratações de excelência para prestar um melhor atendimento.

Isso é possível de atestar, por exemplo, avaliando o portfólio da empresa. Verifique quais são as empresas que a outsourcing de TI já atendeu e como foram os resultados no que concerne a suporte e gestão de Tecnologia da Informação nelas.

Além disso, caso os resultados estejam aquém do esperado, você pode romper o contrato — algo que ainda tem um custo menor do que a demissão de um colaborador que não atenda às expectativas do negócio, por exemplo.

Como os diretores e gestores de outras áreas não têm domínio sobre os temas de TI, é normal que, muitas vezes, selecionem para atuar internamente pessoas que não sejam as mais adequadas para prestar o suporte de forma adequada. Ao contratar uma empresa especializada, você terá uma maior segurança sobre a precisão e competência dos envolvidos com a atividade.

Maior segurança da informação

A proteção de dados é tema central em qualquer organização, independentemente da sua natureza. E com a entrada em vigor da LGPD, isso ganhou uma dimensão ainda maior, já que as organizações passam a ter a obrigação de proteger os dados que são abordados no corpo da lei e, em caso de descumprimento, sofrer as sanções dispostas no corpo da lei.

Assim, as empresas têm a obrigação de realizarem a proteção das informações que circulam internamente. Ao optar por um suporte terceirizado de TI, os colaboradores externos podem atuar identificando possíveis brechas de vulnerabilidade e adotando tanto protocolos de cibersegurança quanto planos de contingência a serem utilizados em uma situação de exposição a ataques cibernéticos.

Foco no core business da organização

Qual é, de fato, o ponto forte da sua empresa, o cerne das atividades? O core business merece atenção por parte dos gestores para que seja possível alavancar resultados e encantar o cliente. Contudo, quando é preciso dedicar atenção demais para outros setores de atividades-meio, isso pode tirar o foco de estratégias mais eficientes.

Com a terceirização do suporte técnico de TI, você deixará esse assunto e, consequentemente, a preocupação nas mãos de quem realmente entende sobre o tema. Assim, evitam-se reuniões exaustivas para apagar possíveis incêndios na área — basta chamar a empresa especializada contratada para este fim e deixar que resolvam as situações, direcionando o olhar para o core business.

Foco na estratégia do cliente

Para além de observar aquilo que é o foco do seu negócio, é possível que os diretores voltem seus olhares para as estratégias para o cliente. E isso implica, necessariamente, em ter o setor de TI fluindo adequadamente.

Imagine, por exemplo, que a experiência do seu público fique comprometida por problemas que sejam de competência do setor de suporte técnico em TI para resolver. Quando se delega isso para quem realmente entende do tema, a questão é solucionada rapidamente e, assim, pode-se retomar as rotinas normais.

Além disso, tal como falamos anteriormente, permite que os diretores possam discutir e focar nos pontos que dialogam com o cliente final e, assim, permite um espaço para maior criatividade e inovação neste ponto.

Consultoria

Terceirizar o suporte técnico pode vir, também, com o trabalho de consultoria em TI. Afinal, será que as soluções que são aplicadas em seu negócio realmente estão surtindo os efeitos esperados? Ou há gargalos que merecem atenção por parte dos gestores e diretores?

A consultoria de suporte em TI, assim, permite analisar essas questões e identificar de que forma é possível tornar as rotinas internas mais eficientes e produtivas ao longo do tempo. Bem como pode-se, também, identificar necessidades de adaptação, adoção de inovações, entre uma série de outros benefícios.

Terceirizar o suporte técnico de TI é uma iniciativa que vem ganhando muito destaque no mercado e pode trazer uma série de benefícios, como eu abordei neste artigo. Portanto, não tenha medo de trazer isso para o seu negócio. A terceirização tem sido amplamente utilizada em todo o mundo. Portanto, não deixe de adotá-la em seu negócio.

A GD Solutions pode ser uma aliada importante para você que deseja optar pela terceirização e, também, realizar uma consultoria completa para identificar a atual situação do setor e como garantir adoção de tecnologias mais eficientes em seu negócio. Entre em contato e saiba mais sobre nossos serviços.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x