Telefone

10 Dicas para fazer backup de dados da sua empresa de maneira eficiente e segura

O backup é uma cópia de segurança feita com dados, arquivos ou informações sobre uma empresa e por ela usadas. Ainda que isso pareça abstrato, os dados são um dos ativos mais importantes de um negócio e devem estar sempre seguros. Por isso, a preocupação com o backup de dados de empresas têm crescido. 

No entanto, se a sua empresa ainda não investe em um backup de dados, confira mais informações sobre esse processo, por que ele é tão importante e como fazê-lo de forma eficiente e segura. Continue a leitura!

O que é um backup de dados?

O backup é uma cópia dos dados que pode ser usada caso algum problema aconteça e seja necessário recuperar os dados depois de algum erro ou para instalá-los em um novo local. O backup também é importante para a segurança dos dados, evitando o apagamento acidental em caso de falhas, ransomware ou outros problemas. 

Cuidar dos assuntos relacionados à TI da empresa é crucial, não só para evitar possíveis desastres, mas também por conta de estratégias comerciais e fluidez das atividades. Realizar o processo de backup requer atenção, monitoramento e planejamento.

Por que fazer backup de dados da sua empresa?

O backup de dados inclui registros, arquivos, informações e sistemas operacionais da empresa. O processo garante estabilidade da empresa, que, com confiança e segurança, consegue trabalhar com mais qualidade.

Ademais, caso algum sistema, software ou hardware tenha algum problema, perdendo todos os seus dados, o backup é capaz de recuperar todas essas informações, evitando que o trabalho seja perdido. Além disso, o backup não precisa ser feito com todos os dados, podendo ser completo, parcial ou incremental, ou seja, é um processo customizável. 

Quais são os tipos de backup de dados de uma empresa?

Existem vários tipos de backup que podem ser feitos em uma empresa, mas os três principais são o completo, parcial e o incremental. Confira mais informações sobre cada um deles: 

  • Backup completo – refere-se à cópia de todos os dados, arquivos e softwares que vão para o armazenamento de destino. Com isso, a cada backup, pode-se descartar o anterior, dado o grande volume de informações, sendo inviável para empresas com muitos dados. 
  • Backup incremental – neste processo, só se faz o backup completo uma vez, com outros backups, copiando apenas dados alterados desde a última realização do armazenamento. 
  • Backup diferencial – a princípio, é semelhante ao incremental, no entanto, o backup diferencial copia todos os arquivos alterados desde o backup completo, enquanto o modelo anterior, somente os alterados desde o último processo, sendo ele de qualquer tipo. 

Como fazer o backup de dados empresarial de maneira eficiente e segura?

Agora que você já sabe sobre a importância do backup de dados da sua empresa, conheça mais sobre o processo e saiba o que é necessário para realizá-lo de forma segura e eficiente. Entenda as condições para recuperação de dados da sua empresa. 

Consulte a abrangência de dados do backup

Para realizar um backup de dados da sua empresa de forma eficiente, você deve elaborar uma política de recuperação que defina quais são os dados que devem fazer parte do processo. Além disso, também deve-se escolher a frequência que o backup será executado. 

Outros tópicos que requerem atenção são quais os equipamentos serão usados, o tipo de backup, quais métricas usar para acompanhar o projeto e quais serão os responsáveis pela realização do processo. 

Estabeleça a ordem de prioridade para recuperação de dados

Agora que você já definiu sua política de backup, é preciso criar uma hierarquia de quais dados são mais importantes, estabelecendo quais terão prioridade na hora do processo e qual será o intervalo entre uma cópia e outra. 

Além disso, deve-se levar em consideração o tempo de retenção dos dados. Alguns documentos, como o recolhimento de impostos de renda, precisam ser guardados por, pelo menos, 5 anos, enquanto outros dados não têm essa necessidade. 

Cogite a possibilidade de um servidor reserva ou diferente

Faça clones do seu sistema operacional, assim, caso algo aconteça com o servidor principal, todos os seus dados continuarão a salvo através do servidor virtual ou físico (neste caso, aposte em peças reservas ou um sistema antigo que ainda funcione bem). 

Outra forma de recuperação é escolher um servidor diferente, selecionando outro sistema longe da empresa, que receberá os dados, podendo recuperá-los em caso de dano, perda ou qualquer outro incidente. 

Elimine arquivos duplicados

Uma forma de tornar o processo menos pesado é eliminando arquivos duplicados e evitando fazer novos backups se não houver nenhuma alteração desde o último processo. Uma forma de se administrar isso é com a ajuda de soluções de backup, que gerenciam todo o processo, avisando caso existam dados ou cópias duplicadas. 

Monitore os backups de dados periodicamente

Fazer um controle periódico dos dados é uma forma de se assegurar que os backups estão sendo feitos da forma que deveriam. Por isso, é necessário acompanhar os relatórios emitidos pela equipe responsável pelo processo, evitando que algum erro seja notado quando for tarde demais para recuperar alguma informação.

Estabeleça conexão direta com o banco de dados

Para garantir que suas informações possam ser interpretadas e que seja possível localizar alguma possível falha, como um dado corrompido, é preciso estabelecer conexão direta com o banco de dados. Isso porque o responsável pelo backup não necessariamente conseguirá interpretar as informações do banco. 

Busque por ferramentas que ofereçam tempo e configurações otimizadas

Existem, no mercado, diversas soluções que oferecem praticidades para lidar com o backup. Assim, ao usá-las, sua empresa evita gastos financeiros e otimiza tempo, já que as ferramentas oferecem rotinas de backup. Isso é extremamente relevante, pois há, o tempo todo, novos arquivos ou atualizações e tudo pode ser perdido sem uma rotina. 

Garanta a criptografia e segurança dos dados

Cada vez mais popular na rotina, a criptografia de dados impede que pessoas não autorizadas consigam acesso a suas informações, mesmo que elas sejam interceptadas. Procure ferramentas que criptografam todos os seus dados, protegendo sua empresa, funcionários e informações. 

Conheça o plano de restore

Teste seu sistema, ambientes e funcionários, vendo como se deve proceder caso todos os dados sejam perdidos e seja necessário restaurá-los com o último backup. Fazer estes testes é importante para que na hora de um imprevisto, sua empresa saiba lidar com o problema, resolvendo-o rapidamente e evitando grandes perdas de tempo. 

Como estão os planos de backup dos dados da sua empresa? Já conhecia estas dicas? Compartilhe com um amigo ou colega que precisa conhecer formas de fazer um backup com segurança e de forma eficiente! 

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x