Telefone

5 Usos de TI no setor financeiro

5 Usos de TI no setor financeiro

Segundo a Gartner, empresa de pesquisas em Tecnologia da Informação (TI), as organizações globais do ramo bancário e de investimentos têm gastado anualmente 596 bilhões de dólares com TI. O esperado é que, em cinco anos, 761 bilhões de dólares sejam aplicados em serviços de TI no setor financeiro.

Esse alto valor é justificável. As inovações em TI têm a capacidade de melhorar os fluxos de trabalho e a assertividade dos serviços, sendo um investimento rentável. Continue lendo para conhecer os outros usos da TI no setor financeiro e como você pode contratar uma empresa de tecnologia para te ajudar.

Por que usar TI no setor financeiro?

A evolução da tecnologia tornou possível a realização de trabalhos que os humanos não conseguiriam fazer, como analisar muitas páginas de relatórios em apenas alguns segundos. Não ter acesso a esse e a outros tipos de recursos mantém as empresas em uma grande desvantagem em relação àquelas que possuem boas estratégias tecnológicas.

Não é à toa que uma pesquisa da Dell mostrou que as companhias que investem em tecnologias de consultoria em nuvem, segurança, big data e mobilidade crescem 53% mais do que as demais do seu setor.

Como funcionam os serviços de TI para o setor financeiro?

Os serviços de TI para esse ramo buscam, principalmente, manter os dados das empresas atualizados, organizados, seguros e acessíveis para os colaboradores. Também é possível realizar um plano específico para usar a tecnologia para resolver um problema que a empresa tenha.

Assim como em outras áreas, possuir um time de TI em uma companhia de finanças significa que os funcionários não precisarão se preocupar com possíveis erros e instabilidades dos computadores, pois os técnicos em tecnologia cuidam de:

  • hardwares (computadores e outras máquinas);
  • softwares (programas e aplicativos);
  • acesso à internet;
  • data centers (centros de processamento de dados).

Usos de TI no setor financeiro

Agora, você vai conhecer resultados práticos que são alcançados quando se utiliza serviços de TI em uma empresa do setor financeiro.

Aumentar a segurança de dados

Os técnicos de TI sabem reconhecer ataques hackers e proteger dados contra vazamentos de informações, o que pode ser difícil para leigos. Além disso, um dos serviços dessa área é o Network Operation Center (NOC), sendo um monitoramento de 24 horas dos sistemas da empresa contratante.

Assim, em vez de análises pontuais para descobrir se houve algum ataque à segurança dos dados, as informações são “vigiadas” o tempo inteiro para evitar que as invasões aconteçam.

Auxiliar na gestão financeira

A organização financeira é um dos atributos mais importantes de uma empresa. Um número errado nos cálculos pode levar a companhia à falência. Mas, com serviços de TI, cuidar das finanças institucionais torna-se mais fácil, já que é possível aplicar softwares de gerenciamento nessa atividade.

Encontrar soluções específicas

Hoje em dia, muitas tecnologias estão acessíveis e abertas ao público e às empresas. Porém, um grande diferencial de uma organização que usa softwares com o aconselhamento de uma consultoria de TI é conseguir encontrar ferramentas específicas para as suas necessidades. Assim, evita-se o gasto com serviços cujas funcionalidades são inúteis para o setor financeiro.

Diminuir chance de erros

As máquinas costumam ser mais eficientes em fazer leituras rápidas de possíveis erros do que os humanos. Somado a isso, ter a colaboração de uma equipe para checar as desestabilidades dos hardwares e das redes torna todos os processos de trabalho mais acertados.

Reduzir custos

Todos os benefícios de utilizar a TI no setor financeiro levam à redução de custos. Isso porque:

  • com uma maior segurança digital, evitam-se roubos que levam a perdas de dinheiro;
  • menor chance de erros significa não fazer pagamentos a mais ou não precisar investir em reparações de falhas;
  • as soluções específicas para cada empresa, pensadas em conjunto com os técnicos de TI, reduzem o investimento com pacotes de softwares, fazendo com que só o necessário seja utilizado.

Como contratar uma empresa de TI para o setor financeiro?

Para evitar os transtornos de fazer processos de seleção e contratar coordenadores especializados na área, o ideal é terceirizar os serviços de TI. Você pode entrar em contato com uma empresa de tecnologia para saber quais recursos mais se encaixam nas necessidades da sua empresa e qual o orçamento.

As inúmeras vantagens da TI para os negócios do setor financeiro tornam a área um investimento insubstituível. Mesmo que você ainda não tenha se decidido por adquirir esses serviços, é interessante conversar com os especialistas para conhecer melhor as possibilidades de aplicação da tecnologia na sua empresa.

E como pesquisar nunca é demais, leia os nossos outros posts para saber mais sobre o uso de TI em ambientes corporativos.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x