Telefone

Gerenciamento de equipes de TI – Guia

O gerenciamento de equipes de TI requer uma gestão inteligente, trazendo o melhor de cada profissional da área para a resolução de problemas, análises precisas e desenvolvimento de sistemas. 

Ainda que a mídia traga uma visão estereotipada de quem é de TI como alguém que trabalha essencialmente sozinho, a área da tecnologia da informação funciona em equipe. Por isso, é necessário considerar diversos aspectos para garantir produtividade e alta performance da equipe de TI. 

Para entender mais sobre o funcionamento de uma equipe de TI, o que é e com o que trabalha, continue a leitura! 

O que faz um profissional de TI?

Existem diversos tipos de equipes de TI, trabalhando de acordo com as demandas e particularidades de cada empresa. Além disso, cada time tem sua própria história, com integrantes que são especializados em uma área, enquanto outros trabalham de forma generalista. 

Assim, existem os especializados em tecnologias e softwares específicos, enquanto outros trabalham com dados, sistemas, softwares, processos empresariais e análises. Isso não significa que um profissional seja necessariamente melhor do que outro, o que conta é o trabalho como equipe. 

O que faz uma equipe de TI?

Com diversos tipos de trabalhos, as equipes de TI podem ser permanentes ou temporárias, trabalhando com operações, projetos para a resolução de um eventual problema, suporte a outros times ou gerenciamento de sistemas de TI específicos. Neste caso, as equipes são quase sempre permanentes, acompanhando uma empresa durante muito tempo.

Elas também são chamadas de suporte aos negócios de TI e são especialistas em análise de dados. As equipes de suporte costumam ser permanentes e ajudam a manter todas as operações funcionando. 

As equipes de operações são especializadas em redes e garantem o funcionamento perfeito dos sistemas e serviços, sendo, também, conhecidas como gerenciamento de serviços de TI (ITSM). Por sua vez, as equipes de projetos comumente se desfazem após a resolução de um problema ou implantação de um sistema.

Quais são as funções e responsabilidades das equipes de TI?

Por ter diversas atividades, é necessário ter um excelente gerenciamento de equipes de TI para que tudo funcione como deveria. Ademais, ainda que trabalhem em focos diferentes e sejam times permanentes ou provisórios, todas as equipes de TI têm como objetivo a entrega dos resultados desejados.

Dessa forma, gerenciam softwares, redes e outras tecnologias de forma que as empresas não precisam se preocupar com tais assuntos, mas com o rendimento e atividades dos negócios.

As equipes de tecnologia da informação trabalham em conjunto com as mais diversas áreas, tendo muitas funções e responsabilidades. Confira algumas delas a seguir.

Gerir dados

Todos os dados de uma empresa são armazenados em sistemas de TI, de forma que a equipe mais qualificada para trabalhar na área são os próprios profissionais da tecnologia da informação. 

Automatizar processos

Uma das maiores vantagens de ter um bom time de TI na sua empresa é a automatização de determinados processos. Isso significa que o trabalho continuará a ser feito, mas dessa vez, com maior rapidez e menos chances de erros. 

Integrar sistemas

Muitos dos processos de uma empresa precisam de mais de um sistema de TI para que funcionem da melhor forma possível. Assim, o time de TI desenvolve, integra, altera e mantém as operações dos sistemas da empresa. 

Fazer a administração e manutenção de TI

Investir em um time de TI não é mais um extra das empresas, mas uma necessidade econômica e uma vantagem comercial. Assim, as equipes de TI mantêm os sistemas das empresas atualizados, além de ajudá-las a resolver quaisquer problemas e fazer com que os negócios evoluam. 

Garantir a segurança da informação

Faz parte das funções e responsabilidades de equipes de TI gerir dados e informações importantes, além da manutenção da segurança de tais informações. Com isso, avaliam os perigos no sistema da empresa, acabando com os riscos de invasão e exposição de dados. 

Prestar suporte

Essa é uma das funções mais conhecidas das equipes de TI, visto que, normalmente, corrigem eventuais problemas e erros no funcionamento de sistemas e redes. Assim, os profissionais de TI e suas equipes trabalham no local ou remotamente para a resolução rápida e precisa de problemas.

O que é o gerenciamento de TI?

O gerenciamento de TI, também conhecido como gestão de TI, é a supervisão de tudo o que engloba a tecnologia de informação dentro de uma empresa. 

Com isso, vários processos são feitos para garantir que as empresas possam usufruir de serviços de qualidade, feitos exatamente de acordo com suas necessidades. Confira abaixo alguns tipos de gerenciamento de TI e como atuam.

Gerenciamento de configurações

O gerenciamento de configurações é usado para fazer com que sistemas, servidores, redes e softwares trabalhem e se mantenham consistentes em suas funcionalidades. Os profissionais de TI garantem que mesmo que o sistema passe por mudanças ao longo do tempo, continuará trabalhando corretamente.

Assim, a equipe de TI responsável pelo gerenciamento de configurações avalia cada configuração, procurando desvios de sistemas que precisam ser corrigidos, atualizados ou reconfigurados. 

Gerenciamento de serviços

O gerenciamento de serviços de TI (GSTI) é um conjunto de atividades e processos que se desenvolvem desde o planejamento até a execução, melhorias, revisão e monitoramento dos serviços de TI. 

Aderir ao gerenciamento de serviços de TI permite o alinhamento dos serviços de tecnologia da informação com as estratégias de negócio ideais. Além disso, traz qualidade nas entregas de serviços e maior satisfação dos clientes e usuários, bem como dos colaboradores.

Gerenciamento de mudanças

O gerenciamento de mudanças nos serviços de TI pode ter duas naturezas: proativas – focando na oferta de novos produtos ou serviços, ajudando a empresa em seus negócios – ou reativa – uma resposta e resolução a algum tipo de erro. 

É fundamental ter uma equipe de gerenciamento de mudanças, uma vez que qualquer alteração, grande ou pequena, reativa ou proativa, pode levar a bugs ou alterações na infraestrutura dos sistemas. Assim, essa gestão protege os serviços da empresa contra erros e incidentes. 

Essenciais para o bom funcionamento de empresas, o gerenciamento de equipes de TI pode ser uma grande vantagem comercial. Por isso, compartilhe com um amigo que precisa conhecer como os times de TI se organizam e contate profissionais da área para atuar no seu negócio.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
Twitter
WhatsApp
guest

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
Suporte De TI Humanizado: A Empatia No Atendimento Ao Cliente
8 meses atrás

[…] da equipe: realizar avaliações regulares da equipe de suporte de TI para identificar o uso adequado de habilidades interpessoais e […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x